Você só se preocupa com sua saúde quando percebe que algo não vai bem? Muitas pessoas só prestam atenção em hábitos que influenciam sua saúde e bem-estar quando ficam doentes ou quando o resultado de um exame indica alterações.
A questão é que cuidar de si mesmo, de seu corpo e mente, é algo que você deve fazer todos os dias. Por isso, médicos sempre sugerem mudanças de hábitos e atuam para conscientizar seus pacientes sobre a necessidade de fazer o acompanhamento preventivo.
A ideia principal é evitar qualquer doença e a segunda é garantir que uma eventual enfermidade seja detectada cedo, aumentando as chances de tratamento e cura.
Mudança de hábitos #1 – Alimentação
Já conhece a ideia de que a alimentação saudável pode ser um remédio? É claro que comer bem não impede que você fique doente e precise de ajuda profissional em determinado momento. Porém, contribui para fortalecer seu organismo e sistema imune, diminuindo as chances de enfermidades.
A frase “Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio” é de Hipócrates, considerado o pai da Medicina. Por trás dela está o entendimento de que fornecer bons nutrientes ao nosso corpo e mente ajuda-os a funcionar melhor, de forma mais saudável.
Para ter uma alimentação balanceada e adequada ao seu estilo de vida e necessidades, é importante contar com a orientação de nutricionistas, nutrólogos e endocrinologistas.
Mudança de hábitos #2 – Atividade física
Outra forma de fortalecer o organismo é por meio da prática regular de atividades físicas. A saber, ninguém precisa se matricular em várias aulas de um dia para o outro. Para começar, uma simples caminhada diária, em seu próprio ritmo, já pode proporcionar benefícios.
O importante é saber que colocar o corpo em movimento ajuda a aumentar a força muscular, favorece a perda de gordura e o ganho de massa. Além disso, ativa a circulação e ajuda a prevenir doenças como o colesterol alto, a obesidade e a diabetes.
Praticar atividades físicas também aumenta sua disposição e seu humor. Por isso, ainda que seja difícil no começo, pouco a pouco a prática se torna mais prazerosa e mais benéfica!
Mudança de hábitos #3 – Consultas de rotina
Nossa última dica para que você conquiste uma saúde melhor é: visite seus médicos! Profissionais da saúde estão preparados para prestar atendimento de qualidade e tratar enfermidades, mas nem tudo depende deles!
Quanto mais cedo uma condição ou doença é identificada, mais facilmente ela pode ser tratada. Como consequência, menores são as chances de complicações e maiores as possibilidades de cura.
Lembre-se de que nosso organismo é interligado e algo que não vai bem pode afetá-lo como um todo. Por isso, faça consultas de rotina ao menos uma vez por ano. Caso já tenha alguma enfermidade, siga o calendário de consultas sugerido pelos seus médicos.
Mulheres e homens recebem recomendações diferentes que também variam de acordo com a faixa etária. Cada fase da vida requer um tipo de cuidado e, por isso, caso tenha dúvidas, busque um clínico geral e peça orientações para manter a saúde em dia!
Você tem dificuldades para mudar hábitos e seguir uma vida mais saudável? Conte-nos suas experiências nos comentários!