O Home Care é uma forma de atendimento a pacientes que surgiu nos Estados Unidos e, de lá, chegou a outros lugares do mundo. Em bom português, a tradução de “Home Care” é “cuidados em casa”, uma prática cada vez mais popular. O que você sabe a respeito?
Uma pesquisa da Federação dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (Fehoesp) indicou que o Home Care é o serviço de saúde que mais cresce no Brasil: em um único ano, o setor aumentou em 35%.
Sendo assim, já é hora para que você entenda bem o que é o Home care e como este tipo de serviço pode lhe ser útil. Acompanhe!
O que é o Home Care
O Home Care é a continuação do atendimento hospitalar, só que realizado em casa. Para tanto, esse tipo de serviço conta com a atuação de profissionais da saúde e com o uso de infraestrutura hospitalar.
O principal objetivo do Home Care é manter ou recuperar a saúde do paciente, oferecendo um atendimento diferenciado junto à sua família.
Sem precisar sair de casa, o paciente recebe assistência de uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas e outros. São eles os responsáveis por dar sequência aos tratamentos e cuidados necessários para curar doenças ou manter o quadro do paciente estável, considerando também o seu bem-estar.
As modalidades do atendimento Home Care
Alguns fatores estão por trás do crescimento do Home Care no Brasil. Entre eles, está o envelhecimento da população combinado ao aumento da expectativa de vida. Situação que nos leva a ter um grupo maior de pessoas necessitando de acompanhamento médico domiciliar.
Essa mesma situação serve como indicativo de que existem modalidades diferentes de atendimento Home Care. O que determina o serviço mais adequado são as necessidades do paciente.
Atenção domiciliar ― essa forma de atendimento se caracteriza pela realização de visitas pontuais da equipe de saúde. É indicada para pacientes que precisam receber, por exemplo, uma visita quinzenal de enfermeiros para aplicação de medicamentos e conferência do estado clínico.
Internação domiciliar ― por sua vez, a internação é uma forma de atendimento em que o paciente é acompanhado com mais frequência. O serviço pode oferecer que um técnico de enfermagem fique na residência por 12 ou 24 horas, a depender da gravidade do caso.
É o corpo médico que acompanha o paciente que ajuda a determinar que tipo de Home Care é o mais indicado.
Vantagens do Home Care
Outro fator que impulsiona o avanço do Home Care está relacionado ao investimento. Em geral, manter um paciente em internação hospitalar tem custos elevados. Paralelo a isso, o Home Care apresenta um custo-benefício mais interessante.
Isso porque, as vantagens vão além da questão financeira. Estando em casa, o paciente já não corre riscos de pegar uma infecção hospitalar que pode representar um risco significativo à sua saúde.
Além disso, estar em casa significa que o paciente pode ter uma rotina mais flexível: pode estar junto dos parentes quando quiser, sem se prender a horários restritos de visitação, e não precisa ter hora marcada para cada atividade, como os banhos. Isso ajuda a melhorar sua sensação de bem-estar.
O conforto emocional de estar em um ambiente familiar e mais aconchegante que o de um hospital é mais um diferencial importante para os pacientes.
Para os hospitais, o Home Care também apresenta vantagens já que favorece a rotatividade de leitos e permite que a instituição atenda a um número maior de pacientes.
Ficou com alguma dúvida sobre o Home Care ou deseja conhecer o serviço oferecido pela Vitalis? Entre em contato conosco!